Protecção Civil pede «empenho» de todos os portugueses na defesa da floresta

O comandante operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Gil Martins, pede «o empenho» de todos portugueses na defesa da floresta, que devem «abandonar comportamentos de risco» para que os incêndios sejam evitados.

«Podemos ter o melhor dispositivo do mundo, mas se não existir um empenho dos cidadãos», tal não funciona em pleno, afirma o comandante operacional da ANPC.

Segundo Gil Martins, na fase mais crítica de incêndios florestais os meios humanos e materiais aumentam em todo o território, bem como o «nível de prontidão».

Nos próximos três meses vão estar mobilizados 9.803 elementos, 2.360 veículos e 59 meios aéreos, três dos quais da AFOCELCA, uma associação de empresas do sector papeleiro e de celulose.

O dispositivo de vigilância, detecção e combate aos incêndios conta ainda com 240 postos de vigia espalhados por todo o país e com 35 embarcações da Autoridade Marítima.

Os meios humanos e materiais disponíveis são coordenados pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do seu Comando Nacional e Comandos Distritais de Operações de Socorro.

De acordo com a ANPC, a área ardida em Portugal nos primeiros seis meses do ano mais do que duplicou em relação ao mesmo período de 2007.

De 01 de Janeiro a 29 de Junho arderam em todo o país 3.569 hectares, enquanto em 2007 a área ardida foi de 1.381 hectares.

No mesmo período registaram-se 3.676 ocorrências (2.804 em fogachos e 872 em incêndios florestais) contra os 2.941 que ocorreram no primeiro semestre de 2007.

Os dados da ANPC mostram também que o maior número de incêndios se registou em Fevereiro, Março e Abril.


Fonte: EDVi
Data: 2008-07-05 16:34

Veja também:
Temperaturas descem nos próximos dias
As temperaturas do ar vão descer nos próximos dias de forma acentuada em Portugal continental, podendo em alguns locais diminuir entre seis a oito graus, de acordo com o Instituto de Meteorologia.
Fase «Delta» termina hoje mas meios continuam em alerta
Cerca de quatro mil elementos, 900 viaturas e 26 meios aéreos, estiveram mobilizados até hoje, dia em que termina a fase «Delta», a quarta e a penúltima da época de incêndios deste ano.
Julho e Agosto com metade da área ardida nos mesmos meses de 2007
O período considerado mais crítico de incêndios florestais, a fase «Charlie», termina hoje, num ano em que se registou nos meses de Julho e Agosto uma diminuição para quase metade da área ardida relativamente a 2007.
Escolas ligadas à Internet até ao final do ano a 64Mbps e por fibra óptica - Plano Tecnológico
Até ao final do ano, as escolas do 2º e 3º ciclos e secundárias estarão ligadas à Internet a uma velocidade de pelo menos 64Mbps por fibra óptica, uma conexão mais rápida do que o inicialmente previsto pelo Governo.
«Compro o que é Nosso» ultrapassa as 1.100 marcas aderentes
A iniciativa «Compro o que é Nosso», dinamizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), alcançou em Agosto 300 empresas aderentes que representam 1.178 marcas e um volume de negócios de 6,6 mil milhões de euros, revela um comunicado da estrutura.

© oazonline - geral@oazonline.com