Ricardo Bastos corre para ajudar três IPSS

As «corridas solidárias» são uma paixão de Ricardo Bastos. Este atleta de Oliveira de Azeméis resolveu desenvolver uma campanha em favor de três instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da sua terra.

«Escolhi o Lar Pinto de Carvalho, a Santa Casa da Misericórdia e a Cerciaz», disse à EDV Informação.

Ricardo Bastos participa em Ultra-maratronas – provas de mais de 42 quilómetros – e os seus patrocinadores podem dar um valor – 1 euro, por exemplo, como o próprio faz -, por quilómetro por si percorrido. No final da época, cada uma das instituições receberá a totalidade das verbas que lhe foram destinadas.

O atleta-benemérito contabilizou que, no corrente ano, e no total, a campanha «já ultrapassou os mil euros». E salientou que, além do benefício económico, as instituições também vêem divulgado o seu trabalho.

«Nunca ninguém tinha feito isto, em Portugal», sublinhou.

A época desportiva de Ricardo Bastos inclui muitas provas, com três delas a assumirem o estatuto de «provas de força»: os Caminhos de Santiago, que este ano já realizou – 160 quilómetros -, a Geira romana, a realizar no Gerês, de Portugal para Espanha, no próximo dia 14 de Junho – 46 quilómetros; e a Ultra-maratona da Serra da Freita – cerca de 60 quilómetros -, que irá decorrer a 5 de Julho.

Refira-se que a Geira romana assume essa designação por seguir o traçado de antigas vias do Império Romano.

Ricardo Bastos foi atleta na sua juventude e, após anos de interregno, preocupações com a saúde levaram-no de volta à prática do atletismo de resistência.

«Há dois anos participei na Maratona de Roma», salientou, relembrando que «foi fantástico». Mas, registe-se que o seu regresso às corridas – a sério – tinha-se dado em 2002, em Lisboa, onde participou nas «Corridas da Ponte».

Em 2003, Bastos integrou a sua primeia Meia-Maratona de Lisboa. Ao todo, já participou em 27 destas provas.

O atleta de Oliveira de Azeméis treina, normalmente, às terças, quintas e domingos, sendo que, neste dia, realiza o esforço maior, consubstanciado em hora e meia de corrida.


Fonte: EDVi
Data: 2009-06-05 15:05

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro
A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.

© oazonline - geral@oazonline.com