Compilação de livro digital mostra pesquisa do «Eurfood»

O «e-book», compilado a partir do projecto transnacional «Eurfood», começou agora a ser distribuído junto das instituições que participaram na iniciativa, anunciou fonte da Escola Secundária Soares Basto, em Oliveira de Azeméis.

O livro digital - o resultado final de um ano de trabalho de pesquisa – dá a conhecer cerca de 300 das mais representativas especialidades gastronómicas de Portugal, Espanha e Finlândia.

«Vamos distribuir 300 exemplares junto de bibliotecas - entre elas a Nacional -, instituições que participaram na iniciativa, alunos e docentes envolvidos nesta experiência enriquecedora para todos nós», disse à EDV Informação Isidro Figueiredo, professor na Escola Secundária Soares Basto, que representou Portugal no projecto.

Escrito em inglês, o «e-book» ao longo das suas 324 páginas inclui o receituário das especialidades (entradas, pratos de peixe e de carne e sobremesa) seleccionadas, testemunhos e referências territoriais.

O «Eurfood» – enquadrado no programa «Grundtvig», comparticipado por fundos comunitários – visou a divulgação das características gastronómicas e culturais das regiões e dos países envolvidos.

Além da compilação do «e-book», foram realizadas visitas de estudo em Portugal, Espanha e Finlândia, que pretenderam fomentar o intercâmbio de culturas e de tradições.

O «Eurfood» iniciou a 17 de Janeiro de 2008 em Sevilha (Espanha), cidade onde no passado mês se realizou o encerramento das actividades.

«O balanço da nossa participação ultrapassou largamente as expectativas, envolvendo – como era objectivo - alunos e professores no conhecimento das especialidades gastronómicas, partilhando ao mesmo tempo a cultura e civilização de cada um dos povos», afirmou Isidro Figueiredo.

«O projecto teve também o mérito de envolver alunos do ensino recorrente (nocturno), que nem sempre têm oportunidade de participarem neste tipo de actividades», sublinhou.

Os resultados alcançados levaram a Escola Secundária Soares Basto a formular uma candidatura a um novo projecto dedicado aos hábitos de vida saudável de nove países europeus.

«A ideia de aderir ao “Modeliving” é, no fundo, dar continuidade ao “Eurfood”, que teve excelente acolhimento junto da comunidade escolar, direccionado a um tema que a todos diz respeito», acrescentou.

A aprovação ou não da candidatura ao «Modeliving» é conhecida no próximo mês de Outubro.


Fonte: EDVi
Data: 2009-06-05 15:00

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro
A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
© oazonline - geral@oazonline.com