Urgência do hospital de São Sebastião atendeu em 2008 cerca de 158 mil pessoas

O número de pessoas atendidas em 2008 no serviço de urgência do hospital de São Sebastião foi de cerca de 158 mil, revelou o presidente do conselho de administração da unidade de Santa Maria da Feira, Fernando Silva.

Os dados «ainda provisórios» registam que 20 mil doentes saíram do internamento durante o passado ano, enquanto o número de consultas externas situa-se próximo das 225 mil (um pouco abaixo de 900 por dia útil).

«Quando se confrontam estes dados com os que foram previstos no programa funcional do hospital, elaborado nos meados dos anos 90, constata-se que o número de consultas já ultrapassou o dobro do previsto, o número de urgências é sensivelmente o triplo, o número de doentes saídos do internamento e de intervenções cirúrgicas foi excedido em cerca de 80 por cento», afirmou Fernando Silva.

Em 2008 foram realizadas 16 mil intervenções cirúrgicas.

A cirurgia do ambulatório registou 5.000 intervenções, 38 por cento da actividade cirúrgica programada.

O bloco de partos teve um movimento global de 2.650 partos.

«Estes dados se, por um lado, poderão dar uma ideia da boa utilização da capacidade produtiva do hospital, denotam, por outro lado, que a preocupação dos hospitais na redução da demora média dos doentes internados, na melhoria da acessibilidade às consultas externas e no desenvolvimento da cirurgia do ambulatório, tem contribuído para aumentar consideravelmente o volume de cuidados de saúde prestados ao cidadão», disse o presidente do conselho de administração da unidade.

O hospital, que no início do ano completou o seu 10º aniversário, aderiu em 2006 a um processo de acreditação pela Joint Comission International, líder mundial na acreditação de cuidados de saúde.

A norma impôs a formalização dos procedimentos adoptados no tratamento dos doentes, contribuindo para melhorar a segurança e a qualidade dos cuidados.

A obtenção da acreditação está prevista para o final do ano.

A funcionar desde 04 de Janeiro de 1999, o «São Sebastião» foi o primeiro hospital-empresa do país, tendo sido no final do ano de 2005 transformado em entidade pública empresarial.

A unidade serve cerca de 384 mil habitantes dos concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Oliveira de Azeméis, Ovar, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra.


Fonte: EDVi
Data: 2009-01-13 20:45

Veja também:
“Rota do Vinho e da Vitela” aplaudida pela autarquia
O vinho verde branco é uma mais-valia para o seu concelho, afirmou o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Bastos.
PSP equipada com veículo «segway»
A PSP de S. João da Madeira dispõe a partir de agora do primeiro veículo «segway» ao serviço de uma força de segurança no País, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Castro Almeida.
S. João da Madeira no «novo» Praça da Alegria
O programa da RTP «Praça da Alegria» entrevista esta quarta-feira duas professoras de S. João da Madeira. E, na quinta-feira, visita a Universidade Sénior local.
Alunos de Arouca disputam concurso europeu com projectos a pensar no Ambiente
Seis alunos portugueses integram o lote de cerca de 200 estudantes do ensino secundário, de perto de 40 países, participantes no 20º Concurso Europeu de Jovens Cientistas, que arrancou ontem em Copenhaga, na Dinamarca.
Oliva motiva exposição no ISVOUGA
A Oliva, um marco na história económica do país, é o tema de uma nova exposição do ciclo «Retrospectivas» promovido pelo Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA), em Santa Maria da Feira.

© oazonline - geral@oazonline.com