Escolas ligadas à Internet até ao final do ano a 64Mbps e por fibra óptica - Plano Tecnológico

Até ao final do ano, as escolas do 2º e 3º ciclos e secundárias estarão ligadas à Internet a uma velocidade de pelo menos 64Mbps por fibra óptica, uma conexão mais rápida do que o inicialmente previsto pelo Governo.

A revelação foi feita à agência Lusa pelo coordenador do Plano Tecnológico da Educação (PTE), no dia em que o primeiro-ministro, José Sócrates, e a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, em Faro, e o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, em S. João da Madeira, demonstram à distância as potencialidades das ligações em rede das escolas.

Será igualmente anunciado que 100 escolas estão já a partir de hoje conectadas a 100Mbps.

Na cerimónia «Escolas em Rede» vai estar presente o presidente da Portugal Telecom, Zeinal Bava, e o director-geral da Cisco Portugal, Carlos Brazão.

Inicialmente, o Governo tinha previsto que durante este ano lectivo aqueles estabelecimentos de ensino, cerca de 1.200, estivessem ligados em banda larga, com velocidade de acesso de 48Mbps.

«Não implica um investimento maior do que o previsto. O que pedimos no caderno de encargos do concurso público é que as escolas ficassem pelo menos ligadas a 48Mbps, sem especificarmos a tecnologia. A proposta vencedora [Portugal Telecom] propôs ligar estas 1.200 escolas com pelo menos 64 Mbps, não em ADSL mas em fibra óptica. Será a primeira grande rede de nova geração», congratulou-se o coordenador do PTE, João Trocado da Mata.

Segundo o responsável, a fibra óptica e as redes de nova geração permitem suportar o sistema voz por IP, ou seja, as escolas e os serviços centrais e regionais do Ministério da Educação poderão comunicar de forma gratuita.

«Permitirá também colocar sobre essa rede serviços de videoconferência e telepresença e acima de tudo aceder a conteúdos de elevada qualidade. Os alunos terão um acesso à Internet, à informação e ao conhecimento rápido sem qualquer tipo de constrangimento», explicou João Trocado da Mata.

O Plano Tecnológico da Educação representa um investimento de cerca de 400 milhões de euros e pretende colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados na modernização tecnológica dos estabelecimentos de ensino.


Fonte: EDVi
Data: 2008-09-27 11:36

Veja também:
Temperaturas descem nos próximos dias
As temperaturas do ar vão descer nos próximos dias de forma acentuada em Portugal continental, podendo em alguns locais diminuir entre seis a oito graus, de acordo com o Instituto de Meteorologia.
Fase «Delta» termina hoje mas meios continuam em alerta
Cerca de quatro mil elementos, 900 viaturas e 26 meios aéreos, estiveram mobilizados até hoje, dia em que termina a fase «Delta», a quarta e a penúltima da época de incêndios deste ano.
Julho e Agosto com metade da área ardida nos mesmos meses de 2007
O período considerado mais crítico de incêndios florestais, a fase «Charlie», termina hoje, num ano em que se registou nos meses de Julho e Agosto uma diminuição para quase metade da área ardida relativamente a 2007.
«Compro o que é Nosso» ultrapassa as 1.100 marcas aderentes
A iniciativa «Compro o que é Nosso», dinamizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), alcançou em Agosto 300 empresas aderentes que representam 1.178 marcas e um volume de negócios de 6,6 mil milhões de euros, revela um comunicado da estrutura.
Hoje é Dia Mundial da Juventude
O Dia Internacional da Juventude é hoje assinalado com várias «borlas» em transportes públicos, museus, espectáculos, bibliotecas e piscinas municipais e também como uma «comemoração de realidades actuais e perspectivas futuras», segundo o Secretário de Estado da Juventude.

© oazonline - geral@oazonline.com