Oliva motiva exposição no ISVOUGA

A Oliva, um marco na história económica do país, é o tema de uma nova exposição do ciclo «Retrospectivas» promovido pelo Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA), em Santa Maria da Feira.

A mostra – patente naquele estabelecimento de ensino até ao final do ano – engloba imagens das décadas de 40 a 70 do século passado, publicações internas e externas, cartazes publicitários e alguns produtos que «ganharam espaço» na vida de grande parte das famílias portuguesas.

«Fundada em 1925 por António José de Oliveira, a Oliva tornou-se numa marca nacional fortemente associada ao fabrico de máquinas de costura e que perdura no imaginário de muitos portugueses, em especial das “moças prendadas”», disse Paulo Marcelo, responsável pela recolha que deu origem à exposição.

Além das máquinas de costura cujo fabrico se iniciou em 1948, a empresa de S. João da Madeira produziu torneiras, banheiras, tubos, aquecedores, ferros de engomar, entre outros produtos.

«A sua gestão vanguardista, fez dela uma das maiores empresas do país chegando a empregar cerca de 3.000 trabalhadores», explicou Paulo Marcelo.

«A sua política social e cultural era única e inovadora para aquele período: organizavam-se colónias de férias e festas de natal para os filhos dos funcionários; através do Centro de Cultura e Recreio, organizavam-se grupos corais, teatrais e desportivos; fundou-se uma cooperativa de consumo para os funcionários; entre outras iniciativas», acrescentou.

Em 1990 a Oliva – em conjunto com um grupo de empresas e personalidades - criou a Fundação Terras de Santa Maria da Feira, entidade instituidora do ISVOUGA.

A comemorar 83 anos de existência e integrada no Grupo Suberus, a unidade fabril continua a produzir, sobretudo peças técnicas em ferro fundido.


Fonte: EDVi
Data: 2008-09-19 18:02

Veja também:
Urgência do hospital de São Sebastião atendeu em 2008 cerca de 158 mil pessoas
O número de pessoas atendidas em 2008 no serviço de urgência do hospital de São Sebastião foi de cerca de 158 mil, revelou o presidente do conselho de administração da unidade de Santa Maria da Feira, Fernando Silva.
“Rota do Vinho e da Vitela” aplaudida pela autarquia
O vinho verde branco é uma mais-valia para o seu concelho, afirmou o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Bastos.
PSP equipada com veículo «segway»
A PSP de S. João da Madeira dispõe a partir de agora do primeiro veículo «segway» ao serviço de uma força de segurança no País, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Castro Almeida.
S. João da Madeira no «novo» Praça da Alegria
O programa da RTP «Praça da Alegria» entrevista esta quarta-feira duas professoras de S. João da Madeira. E, na quinta-feira, visita a Universidade Sénior local.
Alunos de Arouca disputam concurso europeu com projectos a pensar no Ambiente
Seis alunos portugueses integram o lote de cerca de 200 estudantes do ensino secundário, de perto de 40 países, participantes no 20º Concurso Europeu de Jovens Cientistas, que arrancou ontem em Copenhaga, na Dinamarca.

© oazonline - geral@oazonline.com