Hoje é Dia Mundial da Juventude

O Dia Internacional da Juventude é hoje assinalado com várias «borlas» em transportes públicos, museus, espectáculos, bibliotecas e piscinas municipais e também como uma «comemoração de realidades actuais e perspectivas futuras», segundo o Secretário de Estado da Juventude.

«São um conjunto de acessos habitualmente procurados pelos jovens», resumiu Laurentino Dias, referindo-se a uma vasta lista de espaços e actividades disponíveis para jovens entre os 12 e os 25 anos.

Os acessos gratuitos resultam de parcerias entre o Instituto Português da Juventude e os ministérios da Presidência, das Obras Públicas e Transportes e da Cultura.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses também se associou e no total quase 200 autarquias juntaram-se às comemorações.

A estratégia actual para a Juventude, segundo Laurentino Dias, passa por «dotar de instrumentos de modernidade» os jovens para que estes preparem melhor o futuro ao nível escolar, o ingresso no mercado de emprego e terem igualdade de oportunidades e estilos de vida saudáveis.

Como exemplo prático de quem superou os «desafios» lançados e soube aproveitar as oportunidades disponíveis, Laurentino Dias aponta o atleta olímpico Pedro Póvoa, que terminou, através do programa Novas Oportunidades, o 12º ano. O diploma foi conseguido na sexta-feira, em vésperas da sua partida para Pequim, onde participará no torneio olímpico de Taekwondo.

O governante destacou ainda as iniciativas que têm facilitado o acesso dos jovens a computadores e à Internet (e-escolas) e as que financiam o primeiro emprego.

Entre as «borlas» de hoje, estão ainda um baptismo de mergulho em Monção, slide em Melgaço ou workshops de musicoterapia e ioga do riso em Coimbra.

Na lista estão ainda incluídas aulas de equitação grátis, em Reguengos de Monsaraz, descontos em Karts, em Almancil, e nas Pousadas da Juventude, para além da participação em módulos gratuitos de cursos de tecnologias da informação.

Os transportes públicos são grátis em Lisboa e no Porto.

O Dia Internacional da Juventude foi estabelecido pela Assembleia-Geral da ONU em 1999.


Fonte: EDVi
Data: 2008-08-12 15:52

Veja também:
Temperaturas descem nos próximos dias
As temperaturas do ar vão descer nos próximos dias de forma acentuada em Portugal continental, podendo em alguns locais diminuir entre seis a oito graus, de acordo com o Instituto de Meteorologia.
Fase «Delta» termina hoje mas meios continuam em alerta
Cerca de quatro mil elementos, 900 viaturas e 26 meios aéreos, estiveram mobilizados até hoje, dia em que termina a fase «Delta», a quarta e a penúltima da época de incêndios deste ano.
Julho e Agosto com metade da área ardida nos mesmos meses de 2007
O período considerado mais crítico de incêndios florestais, a fase «Charlie», termina hoje, num ano em que se registou nos meses de Julho e Agosto uma diminuição para quase metade da área ardida relativamente a 2007.
Escolas ligadas à Internet até ao final do ano a 64Mbps e por fibra óptica - Plano Tecnológico
Até ao final do ano, as escolas do 2º e 3º ciclos e secundárias estarão ligadas à Internet a uma velocidade de pelo menos 64Mbps por fibra óptica, uma conexão mais rápida do que o inicialmente previsto pelo Governo.
«Compro o que é Nosso» ultrapassa as 1.100 marcas aderentes
A iniciativa «Compro o que é Nosso», dinamizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), alcançou em Agosto 300 empresas aderentes que representam 1.178 marcas e um volume de negócios de 6,6 mil milhões de euros, revela um comunicado da estrutura.

© oazonline - geral@oazonline.com