Volta mais árdua e aberta dos últimos cinco anos

A 70ª Volta a Portugal de bicicleta vai ocupar as estradas lusas entre 13 e 24 de Agosto, na edição mais árdua e imprevisível dos últimos cinco anos, mas sem a equipa que dominou quatro das derradeiras sete corridas.

A suspensão preventiva de nove elementos da LA-MSS, por alegada prática organizada de doping, e a consequente exclusão da prova por parte dos organizadores, deixou Benfica e Liberty Seguros como as grandes favoritas à vitória entre o pelotão português, seguidas por Fercase-Rota dos Móveis e Palmeiras-Tavira.

«É um percurso muito competitivo, com a subida à Torre logo na terceira etapa em linha, e a capacidade para recuperar do esforço é essencial nesta prova de 11 dias. Concordo que se trata da edição mais difícil dos últimos cinco anos», disse Joaquim Gomes, director da corrida.

O Benfica, com três chefes-de-fila - o popular Cândido Barbosa, o espanhol Ruben Plaza e o experiente José Azevedo -, terá oportunidade de rectificar a desilusão de 2007 e reeditar o triunfo do espanhol David Plaza, já há nove anos.

«Os objectivos passam pela vitória individual e colectiva. Vamos espreitar cada oportunidade e atacaremos sempre que se proporcionar. Estes três corredores dão, sobretudo, mais alternativas em termos tácticos», disse Orlando Rodrigues, director-desportivo «encarnado» e vencedor da Volta a Portugal em 1994 e 1995.

Barbosa, após três anos no pódio, vai tentar o êxito supremo, tal como Azevedo, na sua última temporada como profissional antes de abandonar uma carreira ainda sem o nome inscrito no palmarés da prova portuguesa, enquanto Plaza será a melhor «águia» no decisivo contra-relógio final.

«A nossa única e maior aposta é o (espanhol Hector) Guerra. Depois de ganharmos nos dois últimos anos por equipas e sempre com corredores no pódio, queremos a vitória individual», afirmou Américo Silva, responsável técnico pela Liberty Seguros.

Guerra, vencedor da Volta ao Alentejo, já ficou no segundo lugar em 2006 e no terceiro em 2007, e terá toda a equipa trabalhar para si, incluindo o olímpico Nuno Ribeiro, último vencedor luso da Volta a Portugal (2003), o espanhol Koldo Gil, primeiro em Montejunto no recente Troféu Joaquim Agostinho, além do «sprinter» Manuel Cardoso.

A equipa de Paredes, reforçada com os espanhóis «Paço» Mancebo, quarto no «Tour» e na «Vuelta» de 2005, e Eladio Jimenez, que ganhou no ano passado na Torre e na Senhora da Graça, é outro conjunto forte, contando ainda com o também olímpico André Cardoso, «rei» da montanha em 2007.

O conjunto de Tavira, com o espanhol David Blanco, vencedor em 2006, o argentino Martin Garrido e o jovem Ricardo Mestre, também terá uma palavra a dizer, assim como a Barbot-Siper, liderada pelo espanhol e vencedor em 2004, David Bernabéu, ou a Madeinox-Boavista, com um irreverente Tiago Machado, vencedor do Troféu Joaquim Agostinho e vice-campeão nacional de fundo e «crono».

«Com este nível de corredores nas equipas portuguesas e o conhecimento que têm do percurso, será muito difícil para os conjuntos estrangeiros intrometerem-se na luta», previu Joaquim Gomes.

No entanto, o previsível combate a dois entre Benfica e Liberty Seguros pode abrir caminho a surpresas, mas só a Scott-American Beef (ex-Saunier Duval) e a Barloworld impõem algum respeito, respectivamente com o espanhol Jose Gomez Marchante, já por duas vezes nos primeiros 10 da «Vuelta», e o colombiano Felix Cardenas e o italiano Enrico Gasparotto, incluídos na equipa do português Hugo Sabido.


Fonte: EDVi
Data: 2008-08-11 11:59

Veja também:
Temperaturas descem nos próximos dias
As temperaturas do ar vão descer nos próximos dias de forma acentuada em Portugal continental, podendo em alguns locais diminuir entre seis a oito graus, de acordo com o Instituto de Meteorologia.
Fase «Delta» termina hoje mas meios continuam em alerta
Cerca de quatro mil elementos, 900 viaturas e 26 meios aéreos, estiveram mobilizados até hoje, dia em que termina a fase «Delta», a quarta e a penúltima da época de incêndios deste ano.
Julho e Agosto com metade da área ardida nos mesmos meses de 2007
O período considerado mais crítico de incêndios florestais, a fase «Charlie», termina hoje, num ano em que se registou nos meses de Julho e Agosto uma diminuição para quase metade da área ardida relativamente a 2007.
Escolas ligadas à Internet até ao final do ano a 64Mbps e por fibra óptica - Plano Tecnológico
Até ao final do ano, as escolas do 2º e 3º ciclos e secundárias estarão ligadas à Internet a uma velocidade de pelo menos 64Mbps por fibra óptica, uma conexão mais rápida do que o inicialmente previsto pelo Governo.
«Compro o que é Nosso» ultrapassa as 1.100 marcas aderentes
A iniciativa «Compro o que é Nosso», dinamizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), alcançou em Agosto 300 empresas aderentes que representam 1.178 marcas e um volume de negócios de 6,6 mil milhões de euros, revela um comunicado da estrutura.

© oazonline - geral@oazonline.com