Portugueses e luso-descendentes espalhados pelo mundo são «um diamante por lapidar» – Aníbal Araújo

Os portugueses e luso-descendentes espalhados pelo mundo são «um diamante por lapidar» que «não podem ser esquecidos» pelo poder central, afirmou o delegado do gabinete para a área internacional das comunidades do PS, Aníbal Araújo.

«Apesar do esforço do actual Governo, é necessário fazer ainda mais pelas comunidades que, na minha opinião, têm sido esquecidas por todos os governos desde o 25 de Abril de 1974», disse à Agência Lusa Aníbal Araújo.

«As comunidades portuguesas são um diamante por lapidar, quer na área cultural e social, quer nas grandes cabeças que temos espalhadas pelo mundo em vários campos», referiu.

O representante do gabinete para a área internacional das comunidades do PS considerou que «é fundamental acarinhar e incentivar, sobretudo os luso-descendentes para não se perder a nossa identidade e cultura».

Sublinhando que os cerca de cinco milhões de portugueses no mundo «estão alicerçados», Aníbal Araújo acrescentou que «o problema da crise no associativismo não deve ser, contudo, descurado para que as várias instituições não morram».

Aníbal Araújo – que é também proprietário da revista «Portugal», especializada em assuntos ligados à lusofonia - falava à margem da I Convenção Mundial das Comunidades Portuguesas, que decorre até sexta-feira em Santa Maria da Feira, numa iniciativa da Associação dos Portugueses no Estrangeiro e da autarquia local.

A convenção integra delegados indicados pelas comunidades portuguesas, especialistas na matéria da emigração e membros do Governo português.


Fonte: EDVi
Data: 2008-08-01 12:48

Veja também:
Urgência do hospital de São Sebastião atendeu em 2008 cerca de 158 mil pessoas
O número de pessoas atendidas em 2008 no serviço de urgência do hospital de São Sebastião foi de cerca de 158 mil, revelou o presidente do conselho de administração da unidade de Santa Maria da Feira, Fernando Silva.
“Rota do Vinho e da Vitela” aplaudida pela autarquia
O vinho verde branco é uma mais-valia para o seu concelho, afirmou o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Bastos.
PSP equipada com veículo «segway»
A PSP de S. João da Madeira dispõe a partir de agora do primeiro veículo «segway» ao serviço de uma força de segurança no País, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Castro Almeida.
S. João da Madeira no «novo» Praça da Alegria
O programa da RTP «Praça da Alegria» entrevista esta quarta-feira duas professoras de S. João da Madeira. E, na quinta-feira, visita a Universidade Sénior local.
Alunos de Arouca disputam concurso europeu com projectos a pensar no Ambiente
Seis alunos portugueses integram o lote de cerca de 200 estudantes do ensino secundário, de perto de 40 países, participantes no 20º Concurso Europeu de Jovens Cientistas, que arrancou ontem em Copenhaga, na Dinamarca.

© oazonline - geral@oazonline.com