Oliveira de Azeméis

Oliveira de Azeméis é a sede deste vasto Município.

Andando pelo centro histórico da cidade de Oliveira de Azeméis, que se desenvolve basicamente ao longo das ruas Bento Carqueja e António Alegria, que constituem o traçado da EN1 dentro da cidade, os curiosos poderão observar a Igreja Matriz (Imóvel de Interesse Público, construído no século XVIII), o Marco Miliário, a Casa dos Sequeira Monterrosos (edifício de Valor Concelhio, construído no século XIX), a Casa de Bento Carqueja, os Paços do Município, o Monumento a Bento Carqueja, o Monumento a Ferreira de Castro, a Casa dos Côrte-Real (Imóvel de Interesse Público, construído no século XVII), um edifício onde está instalada a Ourivesaria Guedes, a Casa-Museu Regional e uma Casa de Brasileiro, onde se encontra instalado um Infantário.

Na Av. Dr. António José de Almeida, construída nos anos 40, paralela à EN1 mas situada a nascente desta, localiza-se uma agência bancária cujo projecto é obra do arquitecto Siza Vieira, bem como um imóvel de escritórios, do mesmo atelier. Um pouco mais adiante, está situado o edifício do Tribunal da Justiça da autoria do Professor Carlos Ramos e, na Praça José da Costa, em frente, o Jardim Municipal, onde se encontra o Monumento aos Mortos da Grande Guerra, considerado um dos mais bonitos do País, e o Edifício do Mercado Municipal, recentemente objecto de profundas obras de remodelação.

Visita obrigatória merecem o Parque e a Capela de La-Salette, situados num cabeço que antigamente se chamava "Outeiro do Castro ou Calvário". Este Parque constitui um excelente local de lazer, em agradável cenário verde que cobre todo o monte e proporciona excelentes miradouros para a paisagem circundante.

O Museu do Vidro e a Loja da Fábrica, ambos localizados nas instalações da fábrica denominada "Centro Vidreiro do Norte de Portugal", a caminho do Parque de La-Salette, merecem também uma visita atenta, pois trata-se duma importante unidade industrial da região.

Mapa da Freguesia de Oliveira de Azeméis


in Monografia de Oliveira de Azeméis

© oazonline - geral@oazonline.com