Radiação ultravioleta com valores muito altos em todo o território

Os distritos da Guarda, Évora e Beja estão hoje com aviso Amarelo devido ao calor enquanto a radiação ultravioleta (UV) vai atingir valores muito altos em todo o território, sendo extremos na Madeira.

Évora e Beja deverão chegar hoje aos 36 graus Celsius e Guarda aos 29º, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), que colocou estes distritos com aviso Amarelo, o segundo de uma escala de quatro.

As previsões do IM indicam que até quarta-feira, inclusive, as temperaturas máximas vão descer prevendo-se a partir de terça-feira um aumento de nebulosidade com ocorrência de aguaceiros.

Portugal continental e o arquipélago dos Açores, com excepção do grupo central, vão apresentar hoje níveis de radiação UV muito altos, entre as 11:00 e as 16:00.

Nestes casos, o IM aconselha a utilização de chapéu, óculos de sol, t-shirt, guarda-sol e que as crianças evitem a exposição solar.

Na Madeira, o índice de raios UV previsto para hoje é extremo, desaconselhando-se a exposição ao sol.

A escala dos raios UV apresenta cinco níveis, entre o «Baixo» e o «Extremo».

A exposição aos raios UV pode «conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, com graves repercussões na saúde, nomeadamente ao nível da pele, olhos e sistema imunitário», de acordo com informação da Direcção Geral de Saúde (DGS).

«Os efeitos crónicos incluem dois problemas principais: cancro de pele e cataratas», adianta a DGS no seu «site», onde é ainda aconselhada a redução da exposição à radiação para prevenir os problemas de pele, olhos e sistema imunitário.

O risco de incêndio é hoje «Muito Elevado» na maioria dos distritos de Portugal continental, e «Máximo» em alguns concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Viseu e Bragança.

A classe de risco de incêndio apresenta cinco níveis entre o «Reduzido» e o «Máximo».


Fonte: EDVi
Data: 2008-06-30 11:59

Veja também:
Temperaturas descem nos próximos dias
As temperaturas do ar vão descer nos próximos dias de forma acentuada em Portugal continental, podendo em alguns locais diminuir entre seis a oito graus, de acordo com o Instituto de Meteorologia.
Fase «Delta» termina hoje mas meios continuam em alerta
Cerca de quatro mil elementos, 900 viaturas e 26 meios aéreos, estiveram mobilizados até hoje, dia em que termina a fase «Delta», a quarta e a penúltima da época de incêndios deste ano.
Julho e Agosto com metade da área ardida nos mesmos meses de 2007
O período considerado mais crítico de incêndios florestais, a fase «Charlie», termina hoje, num ano em que se registou nos meses de Julho e Agosto uma diminuição para quase metade da área ardida relativamente a 2007.
Escolas ligadas à Internet até ao final do ano a 64Mbps e por fibra óptica - Plano Tecnológico
Até ao final do ano, as escolas do 2º e 3º ciclos e secundárias estarão ligadas à Internet a uma velocidade de pelo menos 64Mbps por fibra óptica, uma conexão mais rápida do que o inicialmente previsto pelo Governo.
«Compro o que é Nosso» ultrapassa as 1.100 marcas aderentes
A iniciativa «Compro o que é Nosso», dinamizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), alcançou em Agosto 300 empresas aderentes que representam 1.178 marcas e um volume de negócios de 6,6 mil milhões de euros, revela um comunicado da estrutura.

© oazonline - geral@oazonline.com