Título da II divisão premeia trabalho de muitos anos na formação – Eduardo Costa

O título de campeã da II divisão de futebol conquistado domingo pela Oliveirense é fruto de um trabalho de muitos anos na formação, considera o presidente do clube, que elege o estádio como o principal problema.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente do clube, Eduardo Costa, assumiu a sua quota-parte de responsabilidade no êxito, mas sublinhou tratar-se «de um trabalho de muitos anos na formação», de onde veio a equipa técnica e a maior parte dos jogadores.

«Fizemos uma excelente equipa com um orçamento razoável e isso é resultado da aposta na formação», afirmou o dirigente, sublinhando o apoio camarário neste aspecto, sobretudo no que toca às infra-estruturas.

Eduardo Costa assumiu ter iniciado um novo processo de interacção entre o clube e a sociedade: «O concelho é muito disperso, necessitando de bandeiras e a Oliveirense transformou-se na principal».

O Estádio Carlos Osório é, para o presidente, «o calcanhar de Aquiles» do clube, já que não oferece "as condições mínimas de acolhimento", aspecto que obras de beneficiação ajudarão a minorar.

«Estamos decididos a avançar com o novo estádio e já falamos sobre isso com a Câmara Municipal», disse Eduardo Costa, mostrando-se empenhado em substituir o velho recinto, construído nos anos 30.

O título conquistado domingo pela União Desportiva Oliveirense foi o segundo no futebol na história do clube, que foi campeão na modalidade pela primeira vez há 50 anos.

O triunfo de domingo sobre o Sporting da Covilhã (1-0), é considerado «a cereja no topo do bolo», depois de a equipa ter assegurado o regresso à Liga de Honra, sete anos após a estreia na competição.

O primeiro título - o da III Divisão - foi alcançado na época de 1957/58, valendo então o ingresso na II Divisão, onde o clube se manteve, com a excepção de uma temporada, em que disputou a Liga de Honra.

O clube de Oliveira de Azeméis é mais conhecido pela prática do hóquei em patins e do basquetebol, modalidades hoje com caminhos diferentes, segundo o dirigente, por questões de ordem financeira.

«Quando cheguei, em 2006, percebi logo que o modelo de competição do basquetebol era insuportável», revelou Eduardo Costa, explicando o fim da actividade profissional da modalidade, que mantém, todavia, a formação e uma equipa sénior.

Já quanto ao hóquei em patins, o clube mantém uma equipa sénior entre as melhores do país, facto que o presidente atribui a «um patrocinador apaixonado pela modalidade».


Fonte: EDVi
Data: 2008-06-23 17:02

Veja também:
Oliveirense recebe FC Porto para a Taça de Portugal
A União Desportiva Oliveirense - a única equipa do Entre Douro e Vouga ainda em competição na Taça de Portugal em futebol – recebe dia 22 de Novembro o FC Porto.
Ossela recebe «nacional» de futsal para paralisia cerebral
O pavilhão gimnodesportivo da freguesia de Ossela, Oliveira de Azeméis, acolhe no dia 20 de Junho a edição 2009 do Campeonato de Portugal de Futsal para atletas com paralisia cerebral.
Oliveira de Azeméis recebe sábado o «Minhoteira Downhill 2009»
Oliveira de Azeméis recebe este sábado o «Minhoteira Downhill 2009», prova que reunirá três dezenas de praticantes de longskate.
Taça CERS - Oliveirense «determinada e preparada» para triunfo final
A Oliveirense está «determinada e preparada» para voltar a erguer a Taça CERS em hóquei em patins, depois de o ter feito pela única vez em 1996/97, assumiu hoje à Agência Lusa o treinador-jogador da equipa portuguesa, Tó Neves.
Oliveirense no torneio «Cidade do Porto»
A União Desportiva Oliveirense (UDO) participa este fim-de-semana na terceira edição do torneio de hóquei em patins «Cidade do Porto», a decorrer no Pavilhão Infante Sagres.

© oazonline - geral@oazonline.com