Câmara inaugura pedonização do centro histórico

No próximo dia 22 de Abril são inauguradas as ruas pedonais Bento Carqueja e António Alegria, vias que atravessam o centro histórico da cidade pelas 9:30 horas.

O projecto transformou o núcleo central de Oliveira de Azeméis tornando-o mais atractivo para os locais ou para os que vêm de fora.

Fechadas ao trânsito durante a Semana da Mobilidade, em 2002, as ruas não voltaram a abrir por decisão camarária. A autarquia decidiu devolver a cidade aos peões e lançou o projecto de requalificação das duas ruas.

‘Hoje o coração da cidade está a mudar’, afirma Ápio Assunção. Com as obras realizadas ‘ganhou o comércio, deu-se segurança aos peões e às crianças, criou-se espaços de lazer para os nossos filhos e devolveu-se ao centro histórico de Oliveira de Azeméis mais movimento, mais alegria, mais cor, mais espaço e mais liberdade às pessoas’.

As alterações, que vêm beneficiar a qualidade de vida da população e o comércio tradicional, criaram uma nova ambiência urbana, moderna e atractiva mas respeitando o ambiente e valor arquitectónico da zona. O granito utilizado na pavimentação é o material de referência de toda a intervenção que compreendeu o troço entre o edifício dos correios até à Praça da Cidade. Ao longo das ruas foi colocado mobiliário urbano, floreiras, papeleiras, baloiços pendulares e algumas espécies arbóreas.

A Câmara Municipal programou para o dia da inauguração algumas actividades desde animação de rua à música, jogos tradicionais e um simulacro dos bombeiros no hotel Dighton. Para o dia seguinte as ruas continuarão a ser animadas com música e dança. 


Fonte: oazonline
Data: 2006-04-13 16:47

Veja também:
PSD ganha intercalares em Macieira de Sarnes
O PSD ganhou as eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Macieira de Sarnes, no concelho de Oliveira de Azeméis.
PSD solidário com autarca de Oliveira de Azeméis constituido arguido
O PSD de Oliveira de Azeméis solidarizou-se ontem com o presidente da Câmara, Ápio Assunção, convidado a demitir-se pelo PS por ser arguido num processo relativo ao desvio de materiais do estaleiro municipal.
PS reclama demissão de presidente (PSD) por ser arguido
O PS de Oliveira de Azeméis considerou ontem que o social-democrata Ápio Assunção "não tem condições políticas" para continuar como presidente da Câmara, por ser arguido num processo de desvio de materiais do estaleiro municipal.
PS acusa Câmara de "dívida brutal"
A dívida da Câmara de Oliveira de Azeméis é "brutal", segundo a presidente da Concelhia do PS e deve atingir "provavelmente os 70 milhões de euros", segundo a presidente da Concelhia do Partido Socialista.
Pecados da cidade segundo o PS
O PS concelhio promoveu uma visita pela área central da cidade para demonstrar os problemas relacionados com as acessibilidades e a requalificação urbana. Os socialistas criticaram aquilo que entendem estar menos bem e também fizeram sugestões.
© oazonline - geral@oazonline.com