Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro

A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.

Segundo a biblioteca municipal – que desenvolve o projecto desde 2003 – a iniciativa visa fomentar o conhecimento sobre a herança cultural e a tradição oral.

A representação, a decorrer nas instalações da biblioteca entre as 14:00 e as 15:30, procura assinalar o Dia de S. Martinho, aproveitando o saber dos mais idosos na transmissão do conhecimento.

O projecto «Gerações Cruzadas» aproveita algumas efemérides nacionais e internacionais para envolver os idosos nas actividades que são produzidas ao longo do ano.

Em 2009, no âmbito do projecto, os mais velhos produziram porta-moedas ecológicos enquadrados no Dia Mundial do Ambiente, mas também se viram envolvidos no «Peddy-paper do livro perdido», por ocasião da Semana Europeia da Mobilidade.

O Dia Internacional da Amizade foi aproveitado para produzirem corações para os amigos, enquanto a comemoração da pessoa idosa foi assinalada com a realização de uma tertúlia sobre os idosos do século XXI.

De acordo com a promotora do projecto, a ideia comum a todas as iniciativas é interagir e fomentar «elos de ligação entre os mais novos e os mais experientes», construindo patamares de conhecimento entre a tradição e a novidade.

Parte das acções são desenvolvidas junto das instituições que acolhem os idosos e as restantes nas instalações da biblioteca, abordando diversas temáticas.

O projecto «Gerações Cruzadas», que tem agendado para o mês de Dezembro a criação de um coro de natal, aposta num conjunto de actividades onde intervêm também jovens e crianças e que vão desde reuniões dedicadas à leitura à música, tertúlia, cinema e actividades de expressão plástica.


Fonte: EDVI
Data: 2009-11-04 14:37

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
ESAN avança para a Quinta do Comandante
A Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN) poderá mudar-se para o seu futuro Campus universitário, na Quinta do Comandante, em S. Roque, dentro de ano meio, segundo informou Ápio Assunção, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
© oazonline - geral@oazonline.com