Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.

A iniciativa, que assinalará a 18 de Novembro o Dia Mundial dos Sistemas de Informação Geográfica, realiza-se no auditório da escola secundária Soares Basto com a participação de técnicos e docentes de várias instituições do país.

Este é o segundo ano que a autarquia adere às comemorações do GIS DAY, promovidas desde 1987 pela National Geographic Society, dos Estados Unidos da América.

«Com esta iniciativa pretendemos novamente privilegiar o intercâmbio de conhecimento entre aqueles que desenvolvem a sua actividade profissional com recurso à utilização dos Sistemas de Informação Geográfica», afirma a organização do evento.

Este ano os organizadores decidiram alargar o âmbito dos trabalhos para além do âmbito municipal introduzindo outras áreas onde os SIG são utilizados.

O evento contempla quatro painéis de abordagem, da responsabilidade de técnicos que demonstrarão as vantagens da utilização dos Sistemas de Informação Geográfica.

Os trabalhos abrem com o painel dedicado ao turismo, seguindo-se a abordagem dos «Mapas interactivos no acompanhamento do Plano Nacional de Saúde», no portal MAIS e na implementação de um SIG Saúde de âmbito municipal.

O terceiro painel a ser discutido será sobre «Informação geográfica ao cidadão», com especial enfoque no futuro do Sistema Nacional de Informação Territorial.

Antes do encerramento será apresentado ao público a experiência dos Sistemas de Informação Gográfica aplicados à protecção civil na Marinha Grande.

O GIS Day pretende ser um encontro onde os utilizadores dos SIG apresentem, discutam e troquem experiências, contribuindo assim para a divulgação dessa ferramenta de trabalho.

Em 2008 o dia foi celebrado em 74 países, incluindo em Oliveira de Azeméis onde os participantes fizeram uma apreciação positiva do encontro, segundo os resultados de um inquérito.

O Dia dos Sistemas de Informação Geográfica é um evento inserido na Geography Awareness Week, que a National Geographic Society (EUA) promove desde 1987, com o objectivo de divulgar os Sistemas de Informação Geográfica junto das escolas, comunidade científica e empresarial.


Fonte: EDVI
Data: 2009-10-05 16:57

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro
A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
ESAN avança para a Quinta do Comandante
A Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN) poderá mudar-se para o seu futuro Campus universitário, na Quinta do Comandante, em S. Roque, dentro de ano meio, segundo informou Ápio Assunção, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
© oazonline - geral@oazonline.com