Projecto online de jovem com paralisia cerebral completa primeiro aniversário

O jornal online Metronews, liderado por um jovem de Oliveira de Azeméis com paralisia cerebral, assinala esta quarta-feira o seu primeiro aniversário, apresentando-se com um novo layout.

O Metronews – acessível na Internet em http://www.metronews.com.pt - actua nos municípios da Grande Área Metropolitana do Porto e assume-se como um projecto «alternativo e influente, fora da esfera política e das directivas partidárias».

Tiago Sousa, 18 anos, com paralisia cerebral desde a nascença, disse que o Metronews foi criado «quase por brincadeira» e hoje «é já uma realidade no âmbito dos jornais online».

«Confesso que não estávamos à espera da significativa audiência que já conseguimos, mas estamos cientes que ainda existe um longo caminho a percorrer», afirmou Tiago Sousa.

A reformulação gráfica, a lançar a partir de quarta-feira, visa facilitar a leitura dos conteúdos e, por outro lado, tornar «mais dinâmico» o processo informativo, onde não se exclui a utilização do vídeo.

«Sabemos que o futuro passa também pela diversidade de conteúdos e o vídeo é hoje em dia uma forte componente para o sucesso deste tipo de plataformas», disse.

Tiago Sousa, que reside na vila do Pinheiro da Bemposta, é actualmente aluno do curso profissional «Técnico de Multimédia» na Escola Secundária Soares Basto, em Oliveira de Azeméis.

«Neste curso tenho aprendido muito de uma área que sempre gostei. A formação deve fazer parte das nossas vidas para podermos evoluir e tornarmo-nos melhores profissionais», referiu.

O curso que frequente é «mais uma ferramenta» que ajuda no funcionamento do Metronews, um jornal que conta com a colaboração de «três amigos» que gostam de jornalismo e o incentivam a continuar.

«Sei que terei, mais cedo ou mais tarde, de constituir uma equipa de 2/3 jornalistas para que o serviço seja de melhor qualidade. Mas, enquanto a sustentabilidade não aparece vou tentando fazer o melhor», sublinhou Tiago Sousa.

A actualização do Metronews tem sido feita nos intervalos das aulas e ao fim do dia, «um processo cansativo e motivante ao mesmo tempo».

«Fico feliz quando vejo as visitas a aumentar. É sinal que gostam do trabalho», concluiu.
Fonte: oazonline
Data: 2009-03-31 09:31

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro
A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
© oazonline - geral@oazonline.com