Central de biomassa de Carregosa vai entrar em testes

A central de biomassa de Carregosa, Oliveira de Azeméis, destinada à produção de energia eléctrica vai começar a funcionar quinta-feira, mas para a realização de testes, não estando ainda marcada a inauguração.

Segundo Carlos Alegria, promotor da central termoeléctrica de biomassa, vão ser realizados novos testes e estão a ser ultimadas as obras de construção do empreendimento.

A unidade vai queimar resíduos florestais, com uma produção de 10 megawatts de electricidade por hora.

A produção de energia e a limpeza das florestas são apontadas como mais-valias do empreendimento que representou um investimento de 25 milhões de euros, financiado com capitais próprios e com o recurso a fundos comunitários.

A central de biomassa produz energia por queima de resíduos florestais e da indústria das madeiras, incrementando a limpeza das matas e produzindo electricidade a partir de uma fonte renovável, largamente disponível em Portugal.

Em termos ambientais é apontada como grande vantagem do processo o facto da emissão de dióxido de carbono ser nula.

Quando atingir a velocidade de cruzeiro, a central de biomassa de Carregosa deverá produzir o equivalente à energia consumida por 40 mil habitações e 140 mil habitantes.

A central deverá ser alimentada pelos resíduos florestais dos concelhos de Oliveira de Azeméis, Arouca, Vale de Cambra e Santa Maria da Feira, na área de Entre Douro e Vouga, e ainda de Cinfães.

A área florestal da região do Entre Douro e Vouga ocupa cerca de 54 por cento do território, numa zona marcada pela ocorrência recorrente de incêndios florestais.

Desde 2006 que passou a ser uma obrigação legal dos proprietários florestais, sujeita a sanções por incumprimento, manter a floresta limpa e protegê-la de incêndios.

Para facilitar a deposição e recolha dos resíduos, que terão como destino a central de biomassa de Carregosa, estão a ser criados na região «Ecopontos Florestais», em colaboração com as juntas de freguesia.


Fonte: EDVi
Data: 2009-02-05 18:59

Veja também:
Concurso de presépios aberto à criatividade de todas as idades
O II concurso de presépios promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal de Ferreira de Castro, aceita trabalhos de todas as instituições e escolas desde o ensino pré-escolar ao ensino superior e sénior.
Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro
A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.
Bandas filarmónicas vão produzir hino municipal
O município de Oliveira de Azeméis vai ter um hino municipal em 2010, decorrendo o concurso para a sua criação junto das bandas filarmónicas do concelho, anunciou fonte da autarquia.
Hermínio Loureiro recebeu medalha de mérito turístico atribuída pelo Governo à Liga de clubes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi distinguida no passado dia 26 com a medalha de mérito turístico, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), pelo seu trabalho na dinamização do turismo em Portugal.
Encontro reflecte sobre as vantagens da utilização dos SIG
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados às áreas do turismo, saúde, informação ao cidadão e protecção civil vão ser tema de reflexão e debate no encontro «Os SIG na sociedade», promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.

© oazonline - geral@oazonline.com