Fase «Delta» termina hoje mas meios continuam em alerta

Cerca de quatro mil elementos, 900 viaturas e 26 meios aéreos, estiveram mobilizados até hoje, dia em que termina a fase «Delta», a quarta e a penúltima da época de incêndios deste ano.

A fase «Delta», que teve início a 01 de Outubro, foi criada para prevenir situações como a do ano passado, em que foram registados quase tantos incêndios como no Verão.

Durante os últimos 15 dias, estiveram operacionais 3.952 elementos, entre os quais 1.400 bombeiros, 917 veículos e 26 meios aéreos.

A partir de quinta-feira terá início a fase «Echo», período criado pela primeira vez este ano para dar resposta aos incêndios que surgem fora da «época normal».

Para a fase «Echo» vão estar mobilizados 3.923 elementos, 915 veículos e dois helicópteros, sendo a única diferença o número de meios aéreos, que passam dos 26 para dois.

O secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, disse à agência Lusa, que a fase «Echo» «mantém um conjunto de disponibilidade» que permite que o país «não seja apanhado desprevenido».

A área ardida em Portugal entre 01 de Janeiro e 30 de Setembro reduziu um terço relativamente ao mesmo período do ano passado, segundo os dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional (AFN).

O relatório provisório refere que entre 01 de Janeiro e 30 de Setembro deste ano arderam 12.861 hectares (ha), entre povoamentos (4.395) e matos (8.466), o que representa uma diminuição de 32,2 por cento face a período idêntico do ano passado, quando arderam 18.986 ha.

Os dados indicam que o número de ocorrências aumentou ligeiramente este ano. No mesmo período registaram-se 10.922 ocorrências, 1.944 incêndios florestais e 8.978 fogachos, mais 616 do que em 2007.

Nos meses de Junho, Agosto e Setembro, período considerado mais crítico em incêndios florestais, conhecido por fase «Charlie», arderam 8.381 hectares e ocorreram 6.625 ocorrências, segundo o relatório provisório.

Comparativamente com Julho, Agosto e Setembro do ano passado, este ano a área ardida diminuiu cerca de metade, enquanto o número de ocorrências foi relativamente idêntico.


Fonte: EDVi
Data: 2008-10-15 19:37

Veja também:
Temperaturas descem nos próximos dias
As temperaturas do ar vão descer nos próximos dias de forma acentuada em Portugal continental, podendo em alguns locais diminuir entre seis a oito graus, de acordo com o Instituto de Meteorologia.
Julho e Agosto com metade da área ardida nos mesmos meses de 2007
O período considerado mais crítico de incêndios florestais, a fase «Charlie», termina hoje, num ano em que se registou nos meses de Julho e Agosto uma diminuição para quase metade da área ardida relativamente a 2007.
Escolas ligadas à Internet até ao final do ano a 64Mbps e por fibra óptica - Plano Tecnológico
Até ao final do ano, as escolas do 2º e 3º ciclos e secundárias estarão ligadas à Internet a uma velocidade de pelo menos 64Mbps por fibra óptica, uma conexão mais rápida do que o inicialmente previsto pelo Governo.
«Compro o que é Nosso» ultrapassa as 1.100 marcas aderentes
A iniciativa «Compro o que é Nosso», dinamizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), alcançou em Agosto 300 empresas aderentes que representam 1.178 marcas e um volume de negócios de 6,6 mil milhões de euros, revela um comunicado da estrutura.
Hoje é Dia Mundial da Juventude
O Dia Internacional da Juventude é hoje assinalado com várias «borlas» em transportes públicos, museus, espectáculos, bibliotecas e piscinas municipais e também como uma «comemoração de realidades actuais e perspectivas futuras», segundo o Secretário de Estado da Juventude.

© oazonline - geral@oazonline.com