S. João da Madeira integra fórum europeu sobre segurança urbana

«O município de S. João da Madeira com esta presença faz demonstrar que está atento à problemática e que quer colher também deste fórum aquilo que possa contribuir, de certa maneira, para a melhoria da segurança», disse à EDV Informação Rui Costa, vice-presidente da autarquia. O município foi eleito para as funções no final de Julho, em Barcelona, na assembleia-geral deste organismo. O Comité Executivo do FESU é constituído por 21 membros de diferentes cidades e organizações europeias, entre as quais se contam três portuguesas: Loures, Matosinhos e S. João da Madeira, sendo a representação sanjoanense assegurada por Rui Costa. Com sede em Barcelona, o FESU articula-se com uma rede de estruturas à escala nacional existentes em diversos países, uma das quais é o Fórum Português para a Prevenção e Segurança Urbana, criado em 2005. Este é presidido por Matosinhos e dele faz parte, desde a primeira hora, S. João da Madeira. O FESU - a comemorar 20 anos de actividade - tem estatuto de parceria e aconselhamento, actuando em estreita colaboração com a Comissão Europeia, Conselho da Europa, Parlamento Europeu, Comité Europeu das Regiões e com a Rede Europeia para a Prevenção da Criminalidade. Trabalhando em rede, as cidades integradas neste fórum internacional desenvolvem trocas de experiências e conhecimentos em matéria da prevenção e segurança, definição de estratégias, metodologias e práticas de actuação. No caso concreto do Fórum Português, estão delineados objectivos que passam, designadamente, pela criação de um observatório intermunicipal para a segurança urbana, de um guia de desenho urbano para a redução da criminalidade e de um manual de estratégia e política de segurança urbana.
Fonte: EDVi
Data: 2008-08-05 12:41

Veja também:
Urgência do hospital de São Sebastião atendeu em 2008 cerca de 158 mil pessoas
O número de pessoas atendidas em 2008 no serviço de urgência do hospital de São Sebastião foi de cerca de 158 mil, revelou o presidente do conselho de administração da unidade de Santa Maria da Feira, Fernando Silva.
“Rota do Vinho e da Vitela” aplaudida pela autarquia
O vinho verde branco é uma mais-valia para o seu concelho, afirmou o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Bastos.
PSP equipada com veículo «segway»
A PSP de S. João da Madeira dispõe a partir de agora do primeiro veículo «segway» ao serviço de uma força de segurança no País, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Castro Almeida.
S. João da Madeira no «novo» Praça da Alegria
O programa da RTP «Praça da Alegria» entrevista esta quarta-feira duas professoras de S. João da Madeira. E, na quinta-feira, visita a Universidade Sénior local.
Alunos de Arouca disputam concurso europeu com projectos a pensar no Ambiente
Seis alunos portugueses integram o lote de cerca de 200 estudantes do ensino secundário, de perto de 40 países, participantes no 20º Concurso Europeu de Jovens Cientistas, que arrancou ontem em Copenhaga, na Dinamarca.
© oazonline - geral@oazonline.com